sábado, 17 de janeiro de 2015

Artesã-mestra Marliete Rodrigues


A Mestra artesã Marliete Rodrigues, nasceu no dia 18 de setembro de 1957, na comunidade do Alto do Moura, Caruaru - PE. Ela também iniciou muito cedo na Arte do Barro, por intermédio dos seus genitores: o Mestre Zé Caboclo e a artesã Dona Celestina.

Marliete iniciou na confecção de peças de barro como uma brincadeira infantil, gradativamente, ela foi aprimorando a sua arte, o que era uma brincadeira de criança, tornou-se o seu trabalho favorito, a sua profissão exercida com muito amor, talento, dedicação e de uma incomparável beleza e perfeição. Esta Artesã-Mestra especializou-se em desenvolver escultura de barro em miniatura, tanto para recriar peças que já haviam se tornado célebres através das mãos de outros artesãos, quanto cenas criadas pela a sua própria e rica criatividade. Estas peças apresentam tamanho de dois centímetros e meio, simplesmente, perfeitas em todos os detalhes. Mas também em seu universo criativo, ela confecciona esculturas de diversos tamanhos, retratando as cenas do seu cotidiano, do folclore nordestino e da religiosidade do povo da sua região. Marliete Rodrigues completou cinqüenta anos de trabalho, sendo condecorada com o título de Mestra em Miniatura na Arte do Barro. Ela já participou de várias mostras e exposições em várias cidades do Brasil, a exemplo: Curitiba-PR, São Paulo-SP, Vitória-ES, Rio de Janeiro-RJ, São Luiz-MA e também em cidades no exterior, como por exemplo: Buenos Aires-Argentina, Paris-França, Lisboa-Portugal, onde realizou oficinas para lecionar a arte do barro. Essa Artesã-Mestra apresenta o seu incrível trabalho, todos os anos, em eventos importantes, como exemplo: FENEARTE (Feira Nacional de Artesanato) e Salão das Artes, ambos realizados na cidade de Olinda-PE. Marliete Rodrigues recebeu vários prêmios importantes pelo o seu trabalho artístico. Através da FENEARTE, em 2005, ela ganhou o Prêmio Aclamação, com a sua peça intitulada: “Vovó contando Histórias”; em 2006, mais uma vez, foi condecorada com o Prêmio Aclamação com a obra intitulada; “Noite de Núpcias”; No ano de 2007, ganhou o segundo lugar deste Prêmio, com a sua peça chamada: ”Manoel Eudócio Vendendo na Feira de Caruaru”; em 2008, mais outro Prêmio Aclamação com a sua obra “Foto de Família”; no ano de 2011, recebeu o Prêmio Voto Popular com a obra: “Confissão com Frei Damião”.

O brilhante trabalho desta Artesã-Mestra pode ser apreciado em vários museus, como exemplos, citam-se: Museu do Barro em Caruaru - PE; Museu do Homem do Nordeste em Recife - PE; Museu do Folclore e Museu do Pontal, ambos localizados no Rio de Janeiro - RJ; Laumier Esculpture Park-Missouri na cidade de Saint Louis, nos Estados Unidos da América, dentre outros.

* * *

“Na criação a gente se descobre, como é maravilhoso a gente criar. Cada peça que eu faço é uma emoção especial!
Meu grande desejo é: que a Arte do barro possa se perpetuar por muitas e muitas gerações”.
Marliete Rodrigues

Um comentário:

  1. Conheci a Marliete em janeiro deste ano. Que ser humano maravilhoso. E as suas obras são cheias de histórias e a arte figurativa encontra sua função como memória e representação da cultura. Cotidiano, brincadeiras infantis, folclore...a vida em Barro e com Marliete, essa representação se apresenta eminiatura cheia de delicadeza e detalhes.

    ResponderExcluir