sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Artesã Teresinha Gonçalves


A artesã Teresinha Gonçalves, nasceu em 24 de outubro de 1962, na Comunidade do Alto do Moura, Caruaru - PE. A mesma é conhecida artisticamente, como Terezinha Gonzaga, sobrenome que herdou do seu esposo, que também era artesão. Proporcionando segmento a tradição da Arte do Barro, que se perpetua por diferentes gerações, Terezinha também iniciou nesta Arte, ainda durante a sua infância, para contribuir com o orçamento dos seus familiares que eram louçeiros e confeccionavam peças utilitárias em barro, para serem vendidas na Feira de Caruaru. Esta artesã exerce esse ofício com grande habilidade, produzindo peças nos três estilos distintos, existentes nesta Arte, são estes:
  • Peças Utilitárias; 
  • Peças Decorativas; 
  • Peças Figurativas. 
As Peças Utilitárias consistem em: panelas, jarras, potes para água, arguidas e pratos. Sendo estas peças produzidas e desenvolvidas por Terezinha Gonzaga, consideradas pelos compradores como a melhor modelagem existente do mercado.

As Peças Decorativas contemplam: jarros para parede, luminárias para mesas e para diferentes ambientes.

As Peças Figurativas são aquelas que representam todo o rico universo das manifestações artísticas, a religiosidade e o maneira de vida cotidiana do Nordeste brasileiro.

Terezinha Gonzaga conseguiu com muito talento e determinação, imprimir o seu nome na Arte do Barro do Alto do Moura. Ela trabalha atualmente, com seus filhos e ensinou aos mesmos, todos os processos de criação, desenvolvimento e produção desta Arte, permitindo-lhes, que cada um percorra de maneira criativa este ofício e decida-se por escolher a área deste trabalho, que mais lhe agrade particularmente. Os filhos de Terezinha Gonzaga seguiram sabiamente, os conselhos da sua mãe e tornaram-se artesãos exemplares e atualmente, cada um é responsável por uma etapa da produção das peças de barro, confeccionadas no “Espaço Atelier”, localizado na própria residência de Terezinha, situada à Rua Mestre Vitalino s/n, Alto do Moura, Caruaru - PE. Este atelier é equipado com um torno, um forno para queimar as peças e área de pintura das mesmas. Embora mãe e filhos, todos, conheçam e dominem com precisão e competência, todas as etapas desse processo da Arte do Barro, eles decidiram em dividir as tarefas, cada um, tornou-se responsável por um área afim, com isso mantém-se um excelente padrão de qualidade dos produtos e, juntos produzem grandes porcentagem da produção de peças utilitárias, decorativas e figurativas que abastecem os importantes mercados das regiões Sudeste e Sul do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário